Mudança do mercado imobiliário no Brasil


De forma positiva ou negativa o mercado imobiliário vem mudando de forma rápida e buscando novas tecnologias. Tanto para o mercado de venda como para locação. Temos grandes ferramentas tecnológicas que podem ser associadas a uma única situação. Por exemplo vamos vender um imóvel.

Hoje anunciamos imóveis com corretores e imobiliárias e estes difundem para portais e algumas redes sociais. Porém não tem foco, o imóvel fica em uma prateleira aguardando um interessado.

A imobiliária de Balneário Camboriú Marli Imóveis vem revolucionando o mercado. Primeiramente levantam os dados do imóvel, localização, valor de mercado, preço pretendido, fotos caseiras ou profissionais, depreciação, entre outros pontos. Determinam qual é o “DNA” do seu imóvel. E com isto geram projetos para atender cada necessidade dos seus clientes, criando posts, vídeos, sites, divulgação regional em Redes Sociais, E-mail Marketing, Sites direcionados, Google Ads, etc. O foco é total por imóvel, e com isto os anúncios chegam diretamente para quem tem potencial de adquirir.

Este método de trabalho, vem revolucionando o mercado e como ditado popular imobiliário só se vende se anuncia. E pode ser aplicado pelos próprios proprietários, por corretores e imobiliárias, empresas, leiloeiros, banco e seguradoras, investidores, construtoras, loteadoras e incorporadores.

Destacando que a nossa experiência, de venda de imóveis em Balneário Camboriú. Ou seja, quanto maior o valor do imóvel menor o número de pessoas com poder aquisitivo. Não distante de outras classes sociais, os imóveis muitas vezes ficam por anos a venda, por exemplo os seus vizinhos, muitas vezes não tem o conhecimento que um determinado imóvel esta a venda e podem ser potenciais compradores.

O Mercado Imobiliário esta mudando procurando o foco e a divulgação diferente, “o fazer diferente”. Muitos corretores vejo reclamar da dificuldade de obter um cliente e muitas vezes todo o trabalho realizado se perde por falta de foco. Vamos dar exemplos clássicos, se você procura uma TV aonde irá procurar inicialmente? Certo na internet, analisa, estuda, faz uma pesquisa de preço e escolhe. E quando menos espera recebe um e-mail, um anúncio, sobre uma TV que tem mais tecnologia que você pesquisou por um preço menor. O que você faz? Imediatamente promove uma nova pesquisa e acaba adquirindo a sua TV nova. Com o imóvel o processo é o mesmo. Porém coloca-se várias condições diferentes para se adquirir. Valores alto, estado do imóvel, documentação, idade do imóvel, financiamento de 25 anos ou mais, juros, e ai vai. Se chegar um anúncio na sua caixa postal apresentando um imóvel o qual cabe no seu bolso de imediato liga para o proprietário ou corretor para visitar o referido imóvel.

Este trabalho de foco, divulgação de anúncios será o caminho real que os donos dos imóveis irão direcionar. Muitas parcerias entre proprietários e corretores estão focando o seu imóvel para venda realizando este trabalho. Além de construtoras, investidores e loteadoras precisam realizar a venda de seus ativos o mais rápido possível, e criam leads de clientes potenciais. 

Nossa posição é que estes leads muitas vezes não fazem parte de um grupo de interessados reais, e com isto o custo de marketing em folhetos, stand´s de venda, auto custo de divulgação em jornais, altos custos com empresas de lançamento, além de placas e faixas. Realizar um trabalho de inteligência imobiliária, e com a divulgação direcionada faz muito sentido. Temos que estar preparados para as mudanças e adaptar de forma flexível, aceitando as condições de mudanças. Temos que ter a resiliência e adaptar a estas e outras mudanças.


Tire suas dúvidas