Dicas para condomínios economizarem energia elétrica


Os condomínios são considerados a maneira mais inteligente de unir um grupo de apartamentos e salas comerciais, aproveitando bem o espaço e os recursos. Para isso, existem algumas dicas para condomínios economizarem energia elétrica que podem fazer uma diferença muito grande no final do mês.

Com a idéia de repartir os recursos, os proprietários e conseguem economizar muito, porém a energia elétrica sempre foi uma das principais preocupações.

Afinal de contas, cada pessoa possui um estilo de vida, e enquanto uns são bem controladores no que diz respeito a cuidados de economia, outros simplesmente não estão nem aí, levando para diante algumas atitudes esbanjadoras que pesam no bolso de todos.

Por isso, o ideal, é tratar de adotar algumas medidas simples, que podem fazer com que o consumo de energia elétrica caia em 50% a 75%. Obviamente não se trata de uma tarefa fácil, mas com um pouco de empenho é possível economizar sim.

O resultado de toda essa economia, você vê ao fazer o balanço anual, e percebe que a quantia poupada é consideravelmente alta.

Certifique-se que o funcionamento dos sensores de iluminação é realmente necessário durante o dia.

Alguns condomínios de apartamentos e salas comerciais investem em sensores para lidar com a falta de consideração de alguns inquilinos, que sempre insistem em deixar as luzes acesas.

Esses sensores são muito efetivos, pois quando as pessoas transitam pelo local, as luzes acendem por um determinado tempo, e logo depois se apagam garantindo a economia.

Mas durante o dia, não são todos os locais que realmente precisam desse tipo de tecnologia, pois algumas edificações conseguem captar bem a luz solar, e podem simplesmente desligar esses sensores durante o dia.

É o caso das garagens que contam com o recurso, que muitas vezes são abertas, e mesmo durante do dia ficam acendendo as luzes sem qualquer tipo de necessidade.

Essa simples atitude pode garantir uma economia de até 35% na fatura mensal, dependendo das instalações. Isso faz com que essa seja uma das principais dicas para condomínios economizarem energia elétrica.

Computadores e aparelhos da administração, ligados constantemente sem o respectivo uso

É muito comum você chegar a um escritório de administração de condomínios e salas comerciais, e o local estar vazio, porém com todos os equipamentos ligados.

Me refiro, a equipamentos de ar-condicionado, ventiladores, televisores e computadores, fora lâmpadas, cafeteiras, etc...

Alguns desses escritórios ficam assim de um dia para outro, sem qualquer tipo de intervenção, mantendo o mesmo consumo sem qualquer tipo de preocupação.

Uma campanha de conscientização sempre se faz necessária

Em qualquer local onde as pessoas precisam viver em comunidade, é preciso que cada um trate de fazer sua parte.

Mas nem sempre os erros se repetem somente por motivos fúteis.

Muitas vezes, a pessoa não foi educada durante sua trajetória de vida, para ser um consumidor consciente, e nesse caso, o processo de conscientização é fundamental.

Existem empresas que são destinadas a esse tipo de tarefa, preparando uma série de materiais para auxiliar nesse processo.

Lembre-se que para resolver um problema assim, não é preciso entrar em conflito, mas sim, mostrar com bons exemplos, como poupar dinheiro economizando energia elétrica.


Tire suas dúvidas