Aluguel de terreno: entenda como funciona


Você sabe como funciona aluguel de terreno? Se você tem um espaço sem nada construído e não quer vendê-lo, entender como alugá-lo pode ser uma ótima ideia.

Existem diferentes formas de alugar um terreno e para muitas utilidades diferentes, dependendo do nível de transformação que você aceita no seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura!

Como funciona o aluguel de terreno?

O aluguel de terreno funciona da mesma maneira que qualquer outro tipo de aluguel: é necessário estabelecer um contrato onde as partes se comprometem a uma série de condições e ações mediante um pagamento.

O que é diferente em como funciona o aluguel de terreno é a utilização do espaço que será alugado.

Normalmente, quando pensamos em uma casa ou imóvel comercial, a visão de utilização daquele espaço é óbvia.

Em uma residência, o inquilino usará o imóvel para morar. Já em um espaço comercial, para trabalhar. Não há grande segredo.

No entanto, há uma diferença. Como o terreno não tem nada (se tiver, se torna um outro tipo de imóvel), então o aluguel consiste na ideia de que o inquilino deverá explorar o lugar de alguma forma.

Por isso, é importante manter escrito no contrato qual será a utilização que o inquilino poderá dar ao terreno e qual a liberdade de modificação do terreno.

Por exemplo, suponha que o inquilino vai alugar um lote para poder plantar batatas para abrir uma loja orgânica. Nesse caso, o contrato de aluguel deverá estabelecer as condições de plantação, acidez no solo e como o terreno deverá estar quando for devolvido para o dono.

Para que um terreno pode ser alugado?

Agora que já especificamos que um terreno precisa de uma utilidade para ser alugado, é importante falar sobre quais os usos que um terreno pode ter e como preparar o seu para o inquilino.

Dependendo da região onde está localizado o seu terreno, ele pode ter uma série de funcionalidades diferentes.

A utilização mais comum e lucrativa é alugar terreno para torre de celular. A ação permite que as operadoras de telefonia instalem antenas para melhorar a cobertura do sinal oferecido aos usuários.

Normalmente, há uma preocupação especial com a localização do terreno, uma vez que locais onde já há uma boa cobertura do sinal são um pouco menos desejados pelas empresas.

No entanto, a procura por bons terrenos para instalar torres e antenas de telefonia segue em alta.

Há, inclusive, uma opção muito interessante que se chama site lease. É uma forma de alugar o terreno para instalar torre de telefonia, mas de maneira móvel. Funciona mais ou menos assim:

As torres instaladas são relativamente móveis. Isso significa que as operadoras podem retirá-las e instalá-las em outro lugar com facilidade.

No entanto, caso você tenha fechado um acordo com a Claro, digamos, e ela resolve que não precisa mais do seu terreno, pode ser um pouco mais difícil ir negociar com a Tim.

No entanto, o site lease é um tipo de contrato em que o dono do terreno permite que uma empresa negocie os direitos de utilizar o terreno para instalar as torres de telefonia. Na prática, como a rotatividade de torres é alta, mesmo que uma operadora troque de terreno, a empresa consegue colocar outra torre quase que imediatamente, de modo a nunca manter o terreno inativo.

Quais as vantagens de alugar o seu terreno?

Você já entendeu como funciona aluguel de terreno, mas será que se convenceu de que essa é uma boa ideia para explorar o seu patrimônio?

Caso ainda esteja em dúvidas, confira a seguir algumas das vantagens de alugar o seu terreno!

Renda extra

Um dos principais benefícios de alugar o terreno para alguém ou alguma empresa é o fato de que você vai ganhar uma renda extra sem precisar fazer nada.

Dependendo do tamanho do terreno, esse valor pode ser bem significativo e pode até mesmo garantir a sua qualidade de vida sem que você precise trabalhar, por exemplo.

Estabilidade

Alugar um terreno é diferente de alugar uma casa pela estabilidade do contrato. Como normalmente o terreno costuma servir a alguma atividade econômica, como uma plantação ou torre de telefonia, há menos chance de inadimplência ou de ficar inativo.

Mesmo no caso da rotatividade de torres das operadoras, um contrato de site lease garante que o seu terreno estará sempre cheio e rendendo para você.

Sem perder o patrimônio

Ao alugar o terreno, você não perde o seu patrimônio. Por exemplo, você continua de posse do imóvel depois que o contrato de aluguel acaba e pode vendê-lo, construir algo nele ou fazer o que quiser.

Assim, você simplesmente transforma o patrimônio em uma fonte de renda e depois continua a poder fazer o que quiser com ele.

E aí, aprendeu como funciona aluguel de terreno? Agora é só colocar o seu terreno a trabalhar por você e ganhar uma renda extra.

Se ficou com alguma dúvida, não esqueça de deixar um comentário abaixo!


Tire suas dúvidas