4 dicas importantes para você que quer comprar um imóvel usado


A compra de um imóvel é, muitas vezes, um momento sonhado e idealizado por muitos. Por essa razão, é importante que tudo saia conforme o planejado para que o tão esperado momento da entrega das chaves chegue de forma rápida e simples.

Após escolher entre um imóvel novo, usado ou na planta, chega a hora de começar a procura pela casa, apartamento ou uma cobertura ideal. Se você optou por comprar um imóvel usado, saiba que ele possui inúmeras qualidades, para encontrá-las basta seguir algumas dicas importantes na hora da procura.

Faça uma busca focada

A quantidade de imóveis usados disponíveis é enorme, portanto, para evitar a confusão na hora da escolha, coloque no papel o que você realmente busca e espera do seu novo lar.

Adicione o máximo de “filtros” para reduzir as opções que existem no mercado. Decida quantos quartos você gostaria, com ou sem suíte, sala de estar integrada ou não com outros ambientes como a cozinha, cozinha integrada ou não com área de serviço, se quer sacada, pátio, lavabo, lareira, etc.

Além disso, outro filtro importante que você deve colocar é o de valor. Não esqueça de analisar o quanto quer e pode gastar na compra do seu imóvel. Essa ação evita frustrações futuras, de você escolher imóveis aos quais não pode arcar com o valor e despesas.

Não esqueça de considerar no valor do imóvel os custos com a parte burocrática de uma compra.

Faça uma vistoria pessoal do imóvel

Após selecionar alguns imóveis, para chegar mais próximo da sua decisão, é importante que você faça uma visita, ou melhor, uma vistoria pessoal das condições do imóvel.

Veja se as fotos da imobiliária condizem com a realidade, observe possíveis defeitos e necessidades de reformas, veja se existem rachaduras que podem comprometer a estrutura, qual o estado de conservação do imóvel, verifique se existem possíveis vazamentos, aparência, etc.

Além disso, certifique-se de que tudo está funcionando, teste interruptores, torneiras, banheiro, chuveiros, e outras instalações elétricas. O benefício de comprar um imóvel usado, é que se existir qualquer problema, rapidamente você perceberá.

Após feita essa verificação, pense se reformas serão necessárias e qual a sua disponibilidade econômica para isso. É possível que por ser um imóvel usado, pequenas obras sejam necessárias, porém, na maioria das vezes o valor da obra vale mais a pena do que comprar um imóvel novo.

Feito isso, tente se imaginar vivendo naquele imóvel, só assim você terá certeza se ele é o escolhido.

Observe a planta do imóvel

Quando você adquire um imóvel, certamente quer que ele fique do seu jeito, por essa razão, acaba contratando arquitetos para elaborarem um projeto.

O que acaba acontecendo, em muitos projetos, são mudanças de paredes de lugar, ou a quebra de alguma parede para ampliar espaços, entre outros detalhes.

Por esse motivo, observe se o seu imóvel usado possui essa flexibilidade na planta para evitar frustrações futuras de não poder modificar a sua casa conforme gostaria.

O benefício de um imóvel usado é que por serem um pouco mais velhos, costumam ter plantas com cômodos mais espaçosos, o que evita muitas vezes esse tipo de obra.

Vale dizer ainda, que essa dica serve tanto para a planta de imóveis novos quanto a de usados.

Fique atento a documentação

Por fim, mas não menos importante, fique atento a documentação do imóvel. Para isso é interessante ter uma pessoa que conhece do assunto para prestar auxílio.

De nada adianta passar por todo o processo de escolha de um imóvel, se no final a venda não puder ser efetivada por problemas na documentação.

Por isso, veja se está tudo em ordem para então dar início ao processo de compra.


Tire suas dúvidas